Como a Reflexologia Podal Funciona? Atuação Reflexa
Neste segundo artigo da Série “O que é Reflexologia Podal?”, pretendo mostrar a reação reflexa do corpo quando aplicamos estímulos nos pés, também apresentarei alguns estudos científicos comprovando a eficácia e o efeito imediato da terapia.
1. O que é Reflexologia Podal? – Estilo de Vida
2. Como a Reflexologia Podal Funciona? – Atuação Reflexa
3. Como a Reflexologia Podal Funciona? – Atuação Circulatória
4. Por que a Reflexologia Podal Funciona? – Reação em Cadeia
CONEXÃO COM O TODO
Estamos conectados com o Grande Universo (Macrocosmo), todos os eventos externos, interferem na nossa vida e no nosso corpo. Podemos considerar o nosso corpo um Microcosmo no qual existem diversos Microssistemas.
Toda vez que o corpo (Microcosmo) apresenta algum desequilíbrio seja ele físico, energético ou emocional, irá refletir no Microssistema ou Bio-Holograma, o inverso também é verdade, quando estimulamos diretamente no Microssistema, influenciamos o corpo (Microcosmo), que por sua vez influenciará o Universo (Macrocosmo).
Além disso estamos todos conectados, todas as nossas ações físicas ou vibracionais, irão influenciar outras pessoas e também o Universo.
Veja na prática, quando aplicamos estímulos no Microssistema, a mudança no corpo (microcosmo) se torna visível
Quando o terapeuta estimula a área reflexa do trapézio no Microssistema durante 10 minutos, com a câmera termográfica é possível observar a mudança da cor fria para a cor quente, indicando o aumento da temperatura da área estimulada, e também o aumento da circulação sanguínea nesta mesma área.
Este experimento foi apresentado no Japão na TV Fuji no ano de 1992.
MICROSSISTEMAS OU BIO-HOLOGRAMA
Dentro das Terapias Alternativas ou Integrativas, existe um grupo de terapias que atuam nos Microssistemas ou Bio-Holograma, e uma delas é a Terapia Podal ou Reflexologia Podal.
Com o processo evolutivo da Terapia Podal, foi constatada a existência de uma projeção fiel do corpo nos pés. Apesar de existirem diversas teorias. Não se sabe ao certo como esse mecanismo funciona.
Veja o experimento feito pelos japoneses, utilizando a ressonância magnética
Foi analisada a relação somatotópica entre a atividade cortical e a estimulação sensorial da área reflexa da Terapia Podal, através da ressonância magnética funcional.
Três áreas reflexas do pé esquerdo, relacionados ao olho, ombro e intestino delgado foram estimuladas durante o experimento.
Uma análise estatística mostrou que a estimulação reflexológica das áreas reflexas do pé correspondendo ao olho, ombro, e o intestino delgado ativaram não apenas as áreas somatossensoriais correspondentes aos pés, mas também as áreas somatossensoriais correspondentes ao olho, ombro e intestino delgado ou partes vizinhas do corpo.
SENSOR DO CORPO
Os pés além de sustentar e locomover o corpo, junto com as mãos funcionam como grandes sensores que sentem e tocam o mundo. Os pés e o cérebro estão em constante comunicação, estima-se que estão presentes mais de 7200 terminações nervosas nos pés, através das quais todas as experiências externas são transmitidas para o nosso cérebro, o qual, responde conforme a sua necessidade.
O Homem antigo, caminhava e corria descalço por quilômetros de distância e em diferentes superfícies, como pedras, terra, areia, gramas, galhos e raízes, naturalmente recebia dos mais diversos estímulos, contribuindo para a saúde do corpo como um todo.
A introdução da crença de que é prejudicial para a saúde andar descalço, e com as facilidades dos meios de transportes e calçados emborrachados. Os pés passaram a não receber mais os estímulos necessários e vem perdendo a sua função, e tendo sua estrutura deformada e enfraquecida.
SISTEMA NERVOSO E SISTEMA ENDÓCRINO
Gostaria de compartilhar essa interessante pesquisa feita pelo físico coreano Zang-Hee Cho, da Universidade da Califórnia e publicado na revista Superinteressante de fevereiro de 1999.
A pesquisa mostra o estímulo aplicado no pé com uma agulha, no ponto onde os chineses usavam há mais de 5.000 anos para tratar problemas na visão. Através da imagem de ressonância magnética é possível visualizar o estímulo no cortex cerebral, na região correspondente a visão. Essa mesma matéria diz que a aplicação da Terapia, estimula o próprio corpo a produzir os seus próprios remédios, através da liberação de hormônios. Apesar da pesquisa ter sido feita para comprovar a eficácia da Acupuntura, acredito que os efeitos da Reflexologia Podal, seguem a mesma lógica.
“Se o estímulo chega ao córtex, pode, a partir dele, atingir o hipotálamo”, sugere o fisiologista Gilberto Xavier, da Universidade de São Paulo. “O hipotálamo é um centro nervoso que trabalha em conjunto com a hipófise, a glândula-mãe.” A dupla rege a produção dos hormônios que agem nos órgãos. E há ainda um outro possível efeito. “O estímulo pode agir no bulbo cerebral, que manda nos neuroquímicos”, diz Cho, referindo-se às proteínas que tornam possível a transmissão de impulsos entre um neurônio e outro.
DO PÉ AO OLHO
1
2
3
A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA COMPROVA A EFICIÊNCIA DA ACUPUNTURA
CONCLUSÃO
Ao receber o estímulo nos pés, impulsos nervosos percorrem o corpo até o córtex cerebral. O corpo responde imediatamente enviando impulsos nervosos para o órgão reagente e também busca o equilíbrio hormonal. Isso leva uma reação em cadeia, impactando todos os sistemas do corpo.
Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.
Até a próxima
A ARTE JAPONESA DE REFLEXOLOGIA PODAL
REFERÊNCIAS
- Father Josef Eugster & Dr. Eugene Cheng, New Foot Reflexology, Taiwan: Cosmax, 2007.
- Hang Xion Wen, Maria Kuabara, Reflexologia Podal, São Paulo: Ícone, 2007.
- Keet, Louise, A Bíblia da Reflexologia, Brasil: Pensamento, 2011.
- Ryuho Okawa, O Milagre da Meditação, Brasil: IRHPress do Brasil, 2017.
- TV Fuji 1992 (Japan).
- Ann Gillanders, Guia Completo de Reflexologia, Brasil: Pensamento, 2015.
- Revista Superinteressante, Brasil: Editora Abril, fevereiro de 1999.
- Imar Crisógno Fernandes, Andar Descalço: Canal Youtube, abril de 2017.
- Ana Beatriz Alencar, Bárbara Martins, Clara Rios e Marília Sisti – Pés no chão: corredores na contramão da modernidade: Canal Youtube FBA, janeiro de 2017.
- Tomomi Nakamaru, Naoki Miura, Ai Fukushima, Ryuta Kawashima, Relações somatotópicas entre atividade cortical e áreas reflexas na reflexologia: estudo de ressonância magnética funcional, Japão: Elsevier, dezembro de 2008.
- Gerard J. Tortora, Bryan Derrickson, Princípios de Anatomia e Fisiologia, Brasil: Guanabara Koogan, 12ª Ed. 2010.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas.
SEJA VIP (^o^)/
Receba conteúdos Incríveis sobre Reflexologia Podal.
Fique tranquilo(a), não enviamos Spam.
Incrivel essa materia sobre a reflexologia podal, esclareceu muitas duvidas que eu tinha!
Olá Jessica muito obrigado, fico feliz que tenha gostado e te ajudado. Felicidades e Sucesso
Adorei,excelente explicação com ênfase em todas colocações,… Onde o interesse sobre a reflexologia aumenta a ser investigada e aplicada. Grata!
Oi Maria muito obrigado pelo comentário, fico feliz que tenha apreciado o presente artigo, espero que mais pessoas possam se beneficiar da Reflexologia Podal e de outras terapias naturais.
Saúde e Felicidades
Issao Tobioka
Muito obg esclareceu algumas duvidas minhas
A cada dia tenho mais certeza em querer ser reflexoterapeuta.
Oi Maiara muito obrigado pelo comentário.
Fico feliz que mais pessoas estão aprendendo e ajudando no bem-estar das pessoas, desejo sucesso e felicidades. Issao
Gostei muito desse reportagem.
Oi Norma muito obrigado pelo comentário, desejo sucesso forte abraço
Excelente conteúdo!!!!
Oi Mariane muito obrigado pelo comentário desejo muito sucesso.
Excelente conteúdo!!!!
Oi Mariane muito obrigado pelo comentário desejo muito sucesso.