Como a Reflexologia Podal Funciona? Atuação Reflexa

por | 22 jan, 2018 | Equilíbrio Físico

No artigo anterior falei sobre a nossa mudança no estilo de vida e o impacto negativo na nossa saúde. É fácil entender por que nos tempos de hoje as pessoas estão buscando cada vez mais, soluções alternativas e naturais.

Neste segundo artigo da Série “O que é Reflexologia Podal?”, pretendo mostrar a reação reflexa do corpo quando aplicamos estímulos nos pés, também apresentarei alguns estudos científicos comprovando a eficácia e o efeito imediato da terapia.

CONEXÃO COM O TODO

Estamos conectados com o Grande Universo (Macrocosmo), todos os eventos externos, interferem na nossa vida e no nosso corpo. Podemos considerar o nosso corpo um Microcosmo no qual existem diversos Microssistemas.

Toda vez que o corpo (Microcosmo) apresenta algum desequilíbrio seja ele físico, energético ou emocional, irá refletir no Microssistema ou Bio-Holograma, o inverso também é verdade, quando estimulamos diretamente no Microssistema, influenciamos o corpo (Microcosmo), que por sua vez influenciará o Universo (Macrocosmo).

Além disso estamos todos conectados, todas as nossas ações físicas ou vibracionais, irão influenciar outras pessoas e também o Universo.

Veja na prática, quando aplicamos estímulos no Microssistema, a mudança no corpo (microcosmo) se torna visível

Quando o terapeuta estimula a área reflexa do trapézio no Microssistema durante 10 minutos, com a câmera termográfica é possível observar a mudança da cor fria para a cor quente, indicando o aumento da temperatura da área estimulada, e também o aumento da circulação sanguínea nesta mesma área.

Este experimento foi apresentado no Japão na TV Fuji no ano de 1992.

Atuação Circulatória

MICROSSISTEMAS OU BIO-HOLOGRAMA

Dentro das Terapias Alternativas ou Integrativas, existe um grupo de terapias que atuam nos Microssistemas ou Bio-Holograma, e uma delas é a Terapia Podal ou Reflexologia Podal.

Com o processo evolutivo da Terapia Podal, foi constatada a existência de uma projeção fiel do corpo nos pés. Apesar de existirem diversas teorias. Não se sabe ao certo como esse mecanismo funciona.

Atuação Circulatória
No entanto, com o avanço da tecnologia é possível visualizar as atividades no córtex cerebral quando aplicamos estímulos nos pés.

Veja o experimento feito pelos japoneses, utilizando a ressonância magnética

Foi analisada a relação somatotópica entre a atividade cortical e a estimulação sensorial da área reflexa da Terapia Podal, através da ressonância magnética funcional.

Três áreas reflexas do pé esquerdo, relacionados ao olho, ombro e intestino delgado foram estimuladas durante o experimento.

Uma análise estatística mostrou que a estimulação reflexológica das áreas reflexas do pé correspondendo ao olho, ombro, e o intestino delgado ativaram não apenas as áreas somatossensoriais correspondentes aos pés, mas também as áreas somatossensoriais correspondentes ao olho, ombro e intestino delgado ou partes vizinhas do corpo.

Atuação Circulatória

SENSOR DO CORPO

Os pés além de sustentar e locomover o corpo, junto com as mãos funcionam como grandes sensores que sentem e tocam o mundo. Os pés e o cérebro estão em constante comunicação, estima-se que estão presentes mais de 7200 terminações nervosas nos pés, através das quais todas as experiências externas são transmitidas para o nosso cérebro, o qual, responde conforme a sua necessidade.

O Homem antigo, caminhava e corria descalço por quilômetros de distância e em diferentes superfícies, como pedras, terra, areia, gramas, galhos e raízes, naturalmente recebia dos mais diversos estímulos, contribuindo para a saúde do corpo como um todo.

A introdução da crença de que é prejudicial para a saúde andar descalço, e com as facilidades dos meios de transportes e calçados emborrachados. Os pés passaram a não receber mais os estímulos necessários e vem perdendo a sua função, e tendo sua estrutura deformada e enfraquecida.

SISTEMA NERVOSO E SISTEMA ENDÓCRINO

Gostaria de compartilhar essa interessante pesquisa feita pelo físico coreano Zang-Hee Cho, da Universidade da Califórnia e publicado na revista Superinteressante de fevereiro de 1999.

A pesquisa mostra o estímulo aplicado no pé com uma agulha, no ponto onde os chineses usavam há mais de 5.000 anos para tratar problemas na visão. Através da imagem de ressonância magnética é possível visualizar o estímulo no cortex cerebral, na região correspondente a visão. Essa mesma matéria diz que a aplicação da Terapia, estimula o próprio corpo a produzir os seus próprios remédios, através da liberação de hormônios. Apesar da pesquisa ter sido feita para comprovar a eficácia da Acupuntura, acredito que os efeitos da Reflexologia Podal, seguem a mesma lógica.

“Se o estímulo chega ao córtex, pode, a partir dele, atingir o hipotálamo”, sugere o fisiologista Gilberto Xavier, da Universidade de São Paulo. “O hipotálamo é um centro nervoso que trabalha em conjunto com a hipófise, a glândula-mãe.” A dupla rege a produção dos hormônios que agem nos órgãos. E há ainda um outro possível efeito. “O estímulo pode agir no bulbo cerebral, que manda nos neuroquímicos”, diz Cho, referindo-se às proteínas que tornam possível a transmissão de impulsos entre um neurônio e outro.

DO PÉ AO OLHO

1

O Estímulo é aplicado no Kuang ming. Esse ponto é usado tradicionalmente para tratar dores nos olhos e algumas doenças da visão, como glaucoma e conjuntivite.

2

Os Nervos levam os impulsos até a espinha dorsal, por onde sobem para o cérebro. Por algum motivo desconhecido ainda, eles provocam atividades na área visual do córtex cerebral.

3

O córtex ativa o hipotálamo e a hipófise, a dupla que regula a produção de hormônios, e o bulbo cerebral, a estrutura que comanda a fabricação das substâncias que induzem os impulsos a percorrer os neurônios. As agulhas curam ao fazer com que o próprio organismo produza seus remédios.
Atuação Circulatória

A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA COMPROVA A EFICIÊNCIA DA ACUPUNTURA

A primeira imagem mostra o cérebro depois de estimulado por uma lanterna acesa. A área assinalada é o córtex visual.
A segunda foi feita depois da sessão de acupuntura. Repare que a mesma área está iluminada. Isso não quer dizer que o cérebro confundiu a agulha com uma luz, mas sim que a mesma região foi estimulada. Ou seja, há conexão entre o acuponto e a visão.
Na terceira imagem, o córtex visual não foi ativado. A ilustração registra o momento em que o terapeuta fez furos em um ponto não relacionado à visão, para ter certeza de que os resultados não seriam alterados pela expectativa dos voluntários.

CONCLUSÃO

Ao receber o estímulo nos pés, impulsos nervosos percorrem o corpo até o córtex cerebral. O corpo responde imediatamente enviando impulsos nervosos para o órgão reagente e também busca o equilíbrio hormonal. Isso leva uma reação em cadeia, impactando todos os sistemas do corpo.

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Até a próxima

<p style="text-align: center;"><span style="color: #8b8b8b;">Compartilhe</span><!-- [et_pb_line_break_holder] -->

A ARTE JAPONESA DE REFLEXOLOGIA PODAL

 

REFERÊNCIAS

  1. Father Josef Eugster & Dr. Eugene Cheng, New Foot Reflexology, Taiwan: Cosmax, 2007.
  2. Hang Xion Wen, Maria Kuabara, Reflexologia Podal, São Paulo: Ícone, 2007.
  3. Keet, Louise, A Bíblia da Reflexologia, Brasil: Pensamento, 2011.
  4. Ryuho Okawa, O Milagre da Meditação, Brasil: IRHPress do Brasil, 2017.
  5. TV Fuji 1992 (Japan).
  6. Ann Gillanders, Guia Completo de Reflexologia, Brasil: Pensamento, 2015.
  7. Revista Superinteressante, Brasil: Editora Abril, fevereiro de 1999.
  8. Imar Crisógno Fernandes, Andar Descalço: Canal Youtube, abril de 2017.
  9. Ana Beatriz Alencar, Bárbara Martins, Clara Rios e Marília Sisti – Pés no chão: corredores na contramão da modernidade: Canal Youtube FBA, janeiro de 2017.
  10. Tomomi Nakamaru, Naoki Miura, Ai Fukushima, Ryuta Kawashima, Relações somatotópicas entre atividade cortical e áreas reflexas na reflexologia: estudo de ressonância magnética funcional, Japão: Elsevier, dezembro de 2008.
  11. Gerard J. Tortora, Bryan Derrickson, Princípios de Anatomia e Fisiologia, Brasil: Guanabara Koogan, 12ª Ed. 2010.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas.

SEJA VIP (^o^)/

Receba conteúdos Incríveis sobre Reflexologia Podal.

Fique tranquilo(a), não enviamos Spam.