Escalda-pés: Simples e Poderoso Método Milenar de Revigorar a Energia do Corpo

por | 13 ago, 2018 | Escalda-pés

Introdução

Você já ouviu falar em pedilúvio? Muitas pessoas conhecem como escalda-pés ou simplesmente banho de pés.

Desde os tempos mais remotos, a prática do escalda-pés era utilizada para aliviar o cansaço, relaxar e recuperar a saúde.

Nos dias de hoje, muitas pessoas desconhecem esse simples e poderoso método capaz de revigorar a energia do corpo.

O objetivo desse artigo não é trazer diversas receitas e nem falar dos efeitos das propriedades dos aromas, ervas e sais, pois se você pesquisar na internet encontrará uma infinidade de artigos e receitas.

O meu desejo é trazer mais informações para despertar o interesse dos brasileiros para o simples ato de colocar os pés na água quente, uma prática simples e poderosa que espero que com o tempo, se torne parte da cultura brasileira.

História

Certa vez uma cliente contou uma breve historia sobre o banho de pés:

“Hoje em dia quando vamos na casa das pessoas, somos convidados para entrar e geralmente são servidos uma xícara de café ou chá e biscoitos.

No passado não havia meio de transportes e as pessoas andavam quilômetros de distâncias até no seu local de destino e quando chegava, ao invés do café, o visitante era gentilmente convidado para receber um escalda-pés, para aliviar o cansaço dos pés, higienizar e revigorar a energia do corpo”.

Faz todo sentido não é mesmo?

O homem antigo por andar muito tinha que encontrar meios para aliviar as suas dores e cansaço, e a forma simples foi colocar os pés em água quente.

Alguns dizem que a prática do escalda-pés data 4000 a.C. mas na verdade, não se sabe ao certo quando e onde foi iniciada essa prática.

Fonte imagem: http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/conheca-os-dez-maiores-periodos-de-seca-do-brasil/#prettyphoto/0/

O que acontece com o Corpo

Com uma câmera especial termográfica é possível visualizar a mudança da temperatura do corpo após 15 minutos de escalda-pés, interessante observar que não apenas a região dos pés que ficam submersas a água quente, mas todo o corpo, até as mãos são aquecidas.

Os pés são a parte do corpo onde a circulação sanguínea é mais deficiente, e quando trabalhamos essa região, beneficiamos todo o corpo, veja mais detalhes neste artigo.

Quando colocamos os pés na água quente, os vasos sanguíneos do corpo todo dilatam-se, melhorando o fluxo sanguíneo.


Fonte imagem: https://item.rakuten.co.jp/

Escalda-pés na Medicina Tradicional Chinesa

A grande maioria de nós tem deficiência de Yang Qi (energia vital), seja aguda ou cronicamente. Muitos de nós vivemos com nossas extremidades frias, vivemos desanimados, sem energia e ficamos doentes com facilidade. Nossa memória, nossa cognição e nossos insights não acontecem de maneira fácil. Temos noites de sono péssimas, respiramos mal e nos alimentamos mal. O resultado a médio e longo prazo é um esgotamento geral de energia, disposição e calor no corpo.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, baseada no equilíbrio da polaridade Yin e Yang, o escalda-pés é uma prática muito antiga e auxilia a distribuir essa energia yang – na cabeça – para a extremidade fria, os pés – energia yin. Esse equilíbrio energético funciona muito bem quando se está cansado, estressado, com fadiga física ou mental, sendo um excelente remédio para aliviar dores de cabeça, cansaço, tensões musculares, preocupações, acalmar uma mente muito inquieta, insônia, excitação nervosa, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios e depressão.

Antigamente, o principal objetivo do escalda-pés era aquecer os pés e tirar a friagem após uma caminhada em dias muito frios, exposição à chuva, nos casos de gripes, resfriados e dores articulares. Na Medicina Chinesa. quando os pés estão bem aquecidos é um sinal de saúde, significando que a energia está circulando bem. Nesse sentido, o escalda-pés age positivamente no seguinte princípio: o bem-estar acontece quando temos os pés quentes e a cabeça fria!

Benefícios do Escalda-pés

Usando apenas a água quente podemos nos beneficiar com o relaxamento, diminuição do stress, ativação da circulação sanguínea e linfática, diminuição dos edemas e retenção de líquidos, controle da ansiedade e insônia, prevenção de varizes e trombose e eliminação das toxinas do corpo.

Escalda-pés e as Varizes

Quando fiz o curso de Terapia Podal Japonesa com o professor Japonês Sr.Nakamura, ele relatou algo bem interessante.

Disse que quando foi a praia aqui no Brasil observou que as mulheres brasileiras tinham muitas varizes e que as mulheres japonesas raramente apresentam esse problema.

Então refletiu sobre o caso e chegou em uma teoria.
As japonesas desde pequenas são acostumadas a entrar no “Ofurô”, são como as banheiras que temos aqui no Brasil, porém aqui, quem costuma ter essa banheira são pessoas de maior poder aquisitivo. Já no Japão, todas as casas possuem Ofurô, além disso, os japoneses costumam frequentar Onsên, balneários naturais de águas termais espalhados em todo o Japão.

O efeito de entrar na banheira faz com que a água quente dilate os vasos sanguíneos e a pressão da água empurre o sangue, melhorando assim a circulação sanguínea do corpo inteiro, evitando a estagnação do sangue nos membros inferiores, prevenindo as varizes.

Claro que entrar na banheira uma vez por ano não vai fazer muita diferença, mas ao entrar diariamente, o efeito pode ser muito satisfatório.

Fonte imagem: http://west.minimini.in

Escalda-pés para o Homem Moderno

Na correria da vida atual, o desgaste provocado pelo uso de saltos altos, por muitas horas em pé ou trabalhando sentados em frente a um computador, sem movimentar as pernas, é natural ao final do dia sentirmos um enorme cansaço nas pernas e nos pés. E a maioria de nós esquece de cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias. Poucas pessoas lembram, por exemplo, que os pés são a base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é possível obter sensação de bem-estar e benefícios para todo o organismo.

Ashiyu, o Escalda-pés Japonês

No Japão o escalda-pés é conhecido como “Ashiyu” 足湯 traduzindo no pé da letra, Ashi = pés, Yu= água quente. No Japão essa prática é milenar e até nos dias de hoje o povo japonês fazem o Ashiyu. É possível encontrar em locais públicos lugares para colocar os pés nas águas quentes. Muitos Ashiyu são montados nas esquinas das cidades com fontes termais. Eles também podem ser encontrados em estações ferroviárias, áreas de descanso e parques.

Embora a maioria dos banhos de pés seja gratuita, em alguns lugares é necessário uma pequena doação ou taxa inferior a 200 ienes, cerca de R$ 8,00.

Sem muitas regras para o uso, basta levantar a barra da calça e colocar os pés para descansar de 10 a 20 minutos de imersão é o suficiente para revigorar e aquecer o corpo todo.

Fonte imagem: http://nippon-sumizumi-kanko.com/b-hotfoot105.html

Escalda-pés a Seco

Pesquisando sobre o que tinha de escalda-pés no Japão, encontrei esse bem diferente, são bolinhas de cerâmicas aquecidas. Acredito que tenha o mesmo efeito, mas sensações e experiências diferentes.

A vantagem é que não ocorre variação na temperatura como na água e não molha.


Fonte imagem: http://recrea.jp/reading/archives/3035

Escalda-pés Potencializa a Reflexologia Podal

Na Ásia geralmente se recebe um escalda-pés antes da sessão de reflexologia podal. Enquanto o cliente preenche a ficha de anamnese os pés ficam imersos na água relaxando e também durante o escalda-pés o terapeuta faz uma breve massagem nos ombros e pescoço.

É muito indicado pois com o escalda-pés prepara o cliente e o corpo a receber a Terapia Podal.

Amolece a pele das solas dos pés, ameniza odores, ativa a sensibilidade, ocorre vasodilatação e ativa a circulação sanguínea que em seguida com a Terapia Podal o sangue irá fluir melhor.


Fonte imagem: https://jessica-carrie.com/qa/2270

Contraindicação do Escalda-pés

Não é recomendado em alguns casos como:

• Febre
• Doenças agudas
• Tuberculose
• Tumor maligno
• Doenças cardíacas
• Insuficiência respiratória
• Úlcera na perna
• Problemas de pele que tenha complicações e agravamento por estar submerso a água quente.
• Às vezes quando se usam óleos essenciais ou sais algumas pessoas tem alergia.
• Arteriosclerose
• Doença de Buerger (doença que afeta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço (vasculítis) e impedindo a circulação do sangue (isquemia, um problema circulatório).

Importante estar atento quando houver dores ou sintomas de Trombose, muitas vezes relacionamos a massagem ou escalda-pés como método de aliviar os sintomas, mas neste caso é contraindicado e sugerimos que procure o médico o mais rápido possível.

Sempre que tiver alguma dúvida consulte sempre o seu médico.

SEJA VIP (^o^)/

Receba conteúdos Incríveis sobre Reflexologia Podal.

Fique tranquilo(a), não enviamos Spam.

Cuidados

Tenha cuidado principalmente com pessoas com neuropatias periféricas e diabéticas, essas pessoas sofrem alterações na sensibilidade tátil dos membros inferiores podendo não sentir a temperatura real da água levando a queimaduras. Antes de colocar os pés faça um teste com as mãos e aumente a temperatura gradativamente conforme a necessidade.

Potencializando o Escalda-pés

Utilizando apenas água quente/morna já podemos obter grandes benefícios para a nossa saúde. Mas podemos potencializar a terapia com alguns ingredientes.

➤ Sal grosso
➤ Sais aromatizados
➤ Óleos essenciais
➤ Pétalas de flores
➤ Ervas
➤ Vinagre
➤ Sulfato de magnésio
➤ Cloreto de magnésio
➤ Algumas pessoas utilizam bolinhas ou pedras para estimular as solas dos pés.

Existe uma grande variedade de ervas e aromas cada qual com seus efeitos. Vale a pena pesquisar mais a fundo o efeito de cada um ou procurar um profissional para preparar o escalda-pés conforme a sua necessidade.

Depoimento Escalda-pés

por Sol | (73) 99834-0484

Como fazer

Você vai precisar de:
1 pano de chão
1 balde ou bacia com metade de água temperatura ambiente, a bacia deve ser grande o suficiente para conter os pés de modo confortável.
1 jarra de água quente
1 toalha para enxugar os pés
1 toalha de banho para cobrir as pernas
1 par de meia.

Ervas ou óleo de sua preferência caso não tenha nenhuma dessas não se preocupe, faça apenas com água.

Primeiro coloque a água para aquecer enquanto isso, pegue o pano de chão e forre próximo do sofá ou na beira da cama, coloque a Bacia com metade de água temperatura ambiente sobre o pano de chão e deixe próximo também os outros itens.

Após aquecer a água, coloque a água quente na bacia e dose na temperatura desejada que pode variar de 35°C ~ 40°C ou o quanto suportar, e adicione as ervas, sais ou óleo caso desejar.

Sente confortavelmente, usando roupas folgadas e joelhos cobertos; mergulhe aos poucos os pés na água e cubra as pernas com uma toalha. Coloque um agasalho ou manta nas costas.

Fique durante 20 minutos, não encha totalmente a bacia, já que enquanto esfria, você pode adicionar água quente para manter a temperatura. Quanto maior a parte do membro inferior ficar submerso, melhor.

Ao terminar, seque bem os pés, coloque a meia logo depois, para não pegar friagem e perder todos os benefícios alcançados.

Tempo e Frequência

Você pode fazer todos os dias ou pelo menos duas vezes por semana, 10 ~ 20 minutos.

Faça de preferência à noite após o banho e antes de dormir.

CONCLUSÃO

Essa forma caseira de relaxamento evoluiu; e hoje; diversas clínicas especializadas em tratamentos de terapia corporal, já oferecem esta modalidade de atendimento para seus clientes, mas nem sempre temos condições de ir a uma clínica ou Spa, para receber o escalda-pés.

É uma prática muito simples e barato que todos podem fazer em casa e se beneficiar independente das suas condições financeiras.

Experimente fazer e se gostar, faça na sua família, acredito que todos vão gostar.

Espero que tenha gostado do presente artigo, desejo que os brasileiros também possam adquirir a cultura de fazer o escalda-pés, e com isso melhorar a sua saúde e o bem-estar.

Deixe aqui em baixo o seu comentário e compartilhe com seus amigos e familiares.

Muita saúde e felicidades.

Compartilhe

"O ato de receber estímulos nos pés, existe desde que o homem anda."

 
REFERÊNCIAS
  1. Curso de Terapia Podal Japonesa I e II – professor Nakamura
  2. Livro: Promoção da Saúde em Harmonia Com as Leis do Universo, Professora Geralda Nadyr Henriqueta Carniel
  3. http://www.singularis.far.br/blog/4/cloreto-de-magnesio-transdermico
  4. https://www.japaoculturaeturismo.com/2014/07/ashiyu-o-escalda-pes-do-japao.html
  5. https://en.wikipedia.org/wiki/Ashiyu
  6. https://matcha-jp.com/en/918
  7. http://nippon-sumizumi-kanko.com/b-hotfoot105.html
  8. https://fortissima.com.br/2014/09/24/banho-de-pes-ataca-dores-e-e-alternativa-para-relaxar-14656229/
  9. http://revistadonna.clicrbs.com.br/porai/2015/03/09/escalda-pes-caseiro-vamos-comecar-a-fazer-ja/
  10. http://www.oarquivo.com.br/variedades/qualidade-de-vida/3332-escalda-pes-os-beneficios-para-o-organismo.html
  11. https://buddhaspa.com.br/blog/tratamentos-bem-estar/escalda-pes-energia-renovada/Fonte
  12. https://wohaliterapias.wordpress.com/2015/08/05/escalda-pes-uma-pratica-milenar-terapeutica-e-restauradora/
  13. https://omundodegaya.wordpress.com/tag/escalda-pes/
  14. http://www.tripuuu.com/?p=19659
  15. https://jessica-carrie.com/qa/2270
  16. http://recrea.jp/reading/archives/3035
  17. https://omotenashi-ashiyu.com/

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas.

SEJA VIP (^o^)/

Receba conteúdos Incríveis sobre Reflexologia Podal.

Fique tranquilo(a), não enviamos Spam.